Perguntas Frequentes

Não, não é verdade. Apesar dos terrários fechados ou abertos serem simples e fáceis de manter, requerem alguma atenção e manutenção. Nomeadamente observar com regularidade se existe ou não condensação no terrário e levantar a tampa do mesmo de tempo a tempo (por exemplo de semana a semana durante 1 ou 2 horas) para renovar o ar do interior do terrário. Tenha em conta que quanto mais tempo estiver aberto, mais humidade de perde. Se preferir pode manter o terrário sempre fechado procurando manter o nível de humidade sempre elevado.

Através da condensação no recipiente e do estado das plantas. Se não existir condensação no recipiente (vapor de água no vidro), ou se as plantas estão murchas ou amareladas, é porque não têm água suficiente. Terá que pôr alguma água no terrário.

Normalmente acontece por excesso ou falta de água. Para confirmar qual a situação pode verificar os níveis de condensação ao observar o terrário. Pode também, se conseguir, apalpar o substrato para perceber se está húmido (que deve estar) ou se está molhado, com água em excesso.

Tenha em atenção que, por exemplo, ar condicionado ou elementos que alterem a temperatura e níveis de humidade do terrário, vão alterar o desenvolvimento sustentável do ambiente interno.

Se algumas folhas caírem é normal, não se preocupe, principalmente se acabou agora de adquirir o terrário. As plantas estão a adaptar-se ao novo ambiente. Poderá removê-las ou mantê-las no substrato, porque com o tempo serão absorvidas pelo substrato e servirão como nutrientes para as plantas existentes.

Não. O terrário é para ser mantido no interior de casa. Precisa de claridade, luz solar indireta.

Sim. As plantas do terrário vão crescer a um ritmo lento. Porque as plantas escolhidas para os terrários fechados são normalmente de crescimento lento, ou a poda e corte de raízes inicial (quando o terrário é feito), permite um crescimento gradual, mas lento. Mais tarde, quando as plantas atingirem o topo do terrário, poderá ser necessário podar as plantas ou substituí-las.

É uma situação que pode levar o seu tempo. Os mosquitos podem ser um pouco mais difíceis de remover do terrário. Experimente abrir a tampa do terrário e deixar um copo alto de vinagre de vinho branco ao lado. A intenção é que os mosquitos sejam atraídos para fora do terrário pelo cheiro doce.